NOTA DA AGETRA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Desde os primeiros movimentos políticos que procuram desmontar o legado de tutela dos trabalhadores e reduzir o patamar de civilidade nacional, especialmente aqueles que legitimaram o atual governo, a AGETRA vem chamando atenção para a pauta ilegítima que pretende solapar direitos sociais da grande massa trabalhadora, especialmente da classe média. Desde o início de 2016 a AGETRA chamou atenção da sociedade para os malefícios de um movimento político duvidoso, mesmo sendo taxada de forma infundada, mas que apenas travestiram aqueles que defendem políticas de Estado minimo e a redução de Direitos.

A AGETRA jamais compactuou com a corrupção endêmica que se entranha nas redes políticas brasileiras desde o início do século XX e, especialmente, aquela presente (mais do que nunca) nos agentes políticos do Governo Temer (inclusive o presidente). Condição que já era sinalizada, também, desde o início de 2016. Assim, defender direitos sociais, defender um modelo de estado, defender a classe trabalhadora não é compactuar com a corrupção.

Não fosse isso, desde 31.07.16 que a AGETRA convoca a sociedade para movimentos em defesa dos direitos sociais, chamando atenção aquela época para as políticas de desmonte social perpetrado por uma classe dominante que, para além de golpear a democracia, pretende reformas profundas no modelo de Estado. Classe que hoje defende ardorosamente a reforma previdenciária (como a trabalhista) ao fundamento de que não haveria meios financeiros de sustentar a previdência social (a despeito de reiteradas demonstrações acadêmicas, econômicas e políticas da falácia desse discurso).

Assim como não é necessária uma reforma trabalhista nos moldes que pretende a terceirização irrestrita, ou que pretende implantar o negociado sobre o legislado (buscando apenas enfraquecer o Direito Coletivo do Trabalho), a AGETRA, mais uma vez, firma posição em defesa da dignidade humana dos trabalhadores, assim, posicionando-se CONTRA a atual proposta de reforma previdenciária em andamento.

A AGETRA – Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas – se solidaria aos Previdenciaristas na defesa da Previdência Social, CONTRA AS MALSINADAS REFORMAS DO GOVERNO TEMER.

Com isso, entendemos, para além de um movimento dos operadores do Direito, a defesa de um sistema previdenciário público efetivo e eficaz é, assim, condição de realização para a o crescimento econômico e social do Brasil, não vislumbrando nesse modelo proposto as matrizes de um Estado Social efetivo.

AGETRA – GESTÃO 2015/2017