Após a aprovação da Reforma Trabalhista, que busca a diminuição de diversos direitos dos trabalhadores brasileiros, advogados de todo o País tem discutido a proposta de uma contrarreforma. No Rio Grande do Sul, este movimento tem sido liderado por entidades como a AGETRA (Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas) e a Comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil.
No dia 27 de junho, Álvaro Klein, advogado e sócio do escritório Gross & Klein Advogados, participou do seminário da contrarreforma trabalhista, realizado em Santa Maria. Este foi o segundo evento que busca discutir o tema nas regiões do interior do Estado. Álvaro também é vice-presidente da AGETRA.
Ao todo, foram mais de 200 inscrições, o que obrigou o evento a ser transferido para um espaço maior. Entre os participantes estavam a desembargadora Tania Maciel e o presidente da Subseção da OAB, Dr. Péricles Lamartine Palma da Costa, que, em sua fala, fez salientou a importância do trabalho desenvolvido pela AGETRA.
O evento contou com efetiva participação de advogados, estudantes, prepostos de empresas, magistrados e da diretoria da OAB local, e proporcionou grandes debates e diversos esclarecimentos acerca da contrarreforma trabalhista, além de somar uma grande contribuição social pela arrecadação de agasalhos e alimentos.
“Este é um momento muito importante para a garantia dos direitos dos trabalhadores, principalmente para não retroceder. Advogados, entidades, sindicatos e os trabalhadores de todo o País estão se unindo para lutar contra essas propostas absurdas que põe na conta do trabalhador o peso dos erros do empresariado e do governo”. Álvaro ainda salientou que esta contrarreforma serve para mostrar ao trabalhador as perdas que ele pode ter ao negociar diretamente com o patrão.